9 de março de 2009

Tente, invente, faça um omelete diferente



Minha mãe tem as mesmas panelas de quando se casou. Sempre que vamos até as Lojas Pernambucanas ela fica namorando novos conjuntos, mas nunca leva. Ela também dorme na mesma velha cama de madeira com um design estranho e que ela jura todo ano que vai trocar e nunca troca, mas isso não vem ao caso. O que interessa no momento é que nossas panelas são velhas. Algumas sem o cabo, outras com tapas perdidas, todas velhas. Ou quase todas.
Um dia eu fui com meus amigos Carol e Emerson ao supermercado e, entre um produto e outro, Carol coloca uma frigideira no carrinho de compras. Pra quê? Ah, o teflon da outra arranhou, agora fica grudando. O teflon arranhou? As minhas nem sequer tiveram teflon um dia. Que supérfluo, pensei, ainda com resquícios da era Collor na minha alma.
Mais tarde me ofereci para fazer um prato na nova frigideira e meu deus, o ovo mexido cozinhava todo e não grudava, nem precisava colocar dois ovos para compensar a perda. Fiquei calculando quantos ovos eu perdi ao longo da minha vida de panela velha.
Cheguei em casa e tive uma conversa franca com a minha mãe, nós precisávamos de panelas com revestimento antiaderente. Aquilo sim que era vida. Adeus, Bombril. Adeus, esmaltes lascados. Adeus, panelas de molho. Precisávamos abrir os olhos para o futuro, para a modernidade, e aquele discurso todo. Minha mãe para minha surpresa concordou e no dia seguinte trouxe um conjunto de três frigideiras antiaderente. Prometeu  que voltaria outro dia para comprar o resto do conjunto, o que nunca fez, de forma que as panelas em geral continuam velhas, mas tudo bem, pelo menos meus ovos mexidos estão salvos.
E por que eu estou falando isso? Por que hoje eu fiz um macarrão alho e óleo na minha frigideira com teflon e ele ficou perfeito. Não grudou, não queimou o alho, nada. Perfeito.
E o que eu quero dizer com essa conversa toda? Que panela velha não faz comida boa, ou ainda, que as panelas velhas que me desculpem, mas teflon é fundamental, mas se você quiser entender como uma metáfora, por mim tudo bem.



11 comentários:

Eduardo Machado Santinon disse...

Fundamental é mesmo o teflon, sem ele é impossível fazer um só ovinho...

Fabi disse...

eu consigo grudar coisas no teflon, tamanha a minha capacidade culinária!

p.s.: Marília "cheira" chocolate e bolacha. sim, a cidade é um misto de João e Maria com Peter Pan.

.leticia santinon disse...

Eu sou a maior fã do teflon, não troco minhas panelas por nenhuma de vidro e inox super modernas.

Carol Campregher disse...

Fico feliz por ter te aproximado do teflon. Impressão minha ou tem cada vez mais comida no seu blog?

.lucas guedes disse...

resquicios da era collor?

como você é velha.

Anônimo disse...

primeiro: vou mudar pra marilia.

segundo: e minha mae que compra panelas novas todo ano e tem dó de usar? ta tudo la, encostado...

Marcela Prado disse...

CArol, acho que isso reflete meu estado físico atual.

Eduardo Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Araújo disse...

Ia elogiar e o Lucas detonou minha ideia, mesmo assim:

"(...)ainda com resquícios da era Collor na minha alma.(...)" isso vale já o post. Concordo, teflon é tudo, mas sou sovina, minhas panelas nunca foram novas, todas vieram para cá de herança (da mãe, da irmã, das mil primas). O cabo da leiteira, se quebra, remendo na feira. Nenhuma tampa tem par no mundo. E a "pudinzeira" se presta ao ofício de cozinhar ovos ou fazer pular pipoca se chega visita. Resquício de todas as eras, inclusive colloridas.

Anônimo disse...

Menina, que blog mais legal. Dorei, hehe. E esse minha descoberta do teflon foi feita com a minha mudança de casa, porque lá em Salvador as panelas da minha mãe eram todas do casamento mesmo. Isso porque ela não se importava. Como diria a moça que trabalhava lá em casa, do alto de seu patriarcalismo, "nem parece que Dona Ana é dona de casa". E ela não é, mesmo. Mas algumas facilidades na cozinha são fundamentais, né? E teflon é sensação. :P
Um cheiro, viu?
Volto sempre

Anônimo disse...

Já fritou hambúrguer sem óleo??? Tenta! Só é possível com teflon. Melhor que calcular os ovos que vc já perdeu é calcular quanto óleo desnecessário vc já engoliu.